top of page

CONHEÇA OS 7 PASSOS PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE



7 passos para crescer profissionalmente


#1 - Seja honesto

Isso pode parecer o básico, mas o que muitos não percebem é que a honestidade vai muito além de apenas não mentir ou omitir a verdade. No ambiente profissional, é preciso ser honesto com seus colegas e também consigo mesmo. Isso inclui pequenas coisas do dia a dia, como nunca prometer entregas e prazos que você não pode cumprir. Avalie sua rotina, saiba suas limitações e saiba dizer não mesmo quando a resposta esperada seja sim. É melhor dizer a verdade do que se comprometer com algo que sabe que não é possível de ser cumprido.


#2 - Sejamos proativos

Demonstrar proatividade e determinação com seu trabalho é uma das coisas mais valorizadas no ambiente profissional. A vontade de sempre entregar mais do que o esperado deve fazer parte da sua rotina: aqueles que fazem sempre o mesmo trabalho sem se destacar de alguma forma tendem a ficarem presos sempre aos mesmos cargos.


#3 - Desenvolvam habilidades de liderança

Alcançar cargos maiores significa exercer cada vez mais o papel de liderança. E é preciso estar preparado para isso. Como diria Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos: “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” Saber como conduzir e motivar ao máximo a equipe para alcançar os melhores resultados é o maior papel de um líder.


#4 - Invistam em Networking

Manter uma boa rede de contatos profissionais é um costume antigo e essencial para ser sempre lembrado com bons olhos dentro da sua área de atuação. O “boca-a-boca” vale muito. Manter bons contatos no ambiente profissional significa abrir um leque de oportunidades no mundo empresarial. Cada vez mais, o Networking se estende para além das conversas e trocas de experiências que acontecem no dia a dia do local de trabalho. Estar presente em plataformas online como o Linkedin, por exemplo, é essencial para criar novas redes de contatos e estar sempre no radar de outras empresas.


#5 - Foquem nos seus objetivos

Ambição, metas, planejamento e persistência. Essas três palavras são conceitos chaves para que você possa alcançar os seus objetivos. É preciso de ambição para poder crescer profissionalmente. É preciso de metas para transformar a sua ambição em ação. É preciso de muito planejamento para alcançar as suas metas. E, por fim, é preciso muita persistência para continuar tentando e não desistir, mesmo que no meio do caminho aconteçam erros e problemas que não estavam previstos.


#6 - Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho

No mundo empresarial, aqueles que não sabem trabalhar em equipe acabam sendo, naturalmente, excluídos da dinâmica da empresa. Por isso, é essencial manter boas relações com os colegas e ter a empatia necessária conseguir executar projetos que são construídos sempre coletivamente.


#7 - Nunca parem de estudar

A experiência profissional é o que te faz se destacar no mercado, mas o estudo é o que possibilita esse caminho da ascensão. Continuar estudando independente do seu cargo ou idade é fundamental para estar constante processo de aprendizagem: ninguém viveu o suficiente para não ter algo novo para aprender.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page