top of page

QUANDO A CAFETERIA É O SEU ESCRITÓRIO.



Comprovadamente o sistema de Home-Office pode trazer efeitos prejudiciais ao equilíbrio emocional e à produtividade no trabalho. Então, após certo período trabalhando dentro de casa, o ser humano que ainda existe dentro de você irá pedir para sair um pouco e a primeira coisa que você irá querer é encontrar um meio de trabalho remoto em alguns locais fora de casa.

Enquanto você ainda não se sentir confiante ou confortável para usar um coworking, pode improvisar usando hotspots gratuitos (wi-fi grátis) como cafeterias, restaurantes e alguns locais públicos com acesso Wi-Fi. Hoje inclusive é comum entrarmos em uma cafeteria e encontrarmos espaços para reuniões de negócios informais que ocorrem entre um café e outro

Se esse é o seu momento atual, vamos lá, veja abaixo nossas dicas:

PROCURE UM BOM HOTSPOT FREE

Por incrível que pareça, muitas vezes a internet grátis fornecida em cafeterias é melhor do que aquela fornecidas por rotadores portáteis das operadoras de telefonia móvel. Não é porque é de graça que é ruim

No Brasil (e fora dele) a Starbucks é sempre certeza de uma boa conexão. Centros Culturais e Aeroportos geralmente também possuem uma boa conexão, embora muitas vezes limitada. A tecnologia também ajuda muito pois existem diversos aplicativos para Android e IPhone para encontrar wi-fi grátis , basta pesquisar nas lojas de aplicativos

Uma iniciativa interessante é a “Mapa WiFi” que pode ser acessada em http://mapawifi.com.br/ e que mostra em um mapa os diversos hotspots gratuitos em várias cidades.

Uma dica muito importante é estar sempre com o seu antivírus atualizado e quando for se conectar a essas redes escolher sempre a opção REDES PÚBLICAS e desabilitar a opção para descoberta de outros computadores (assim os demais usuários também não poderão achar o seu computador)

NÃO ABUSE DO TEMPO

Lembre-se que o design de interiores desses locais foram projetados para o uso por um período de tempo específico; não há ergonomia nenhuma nas cadeiras e sofás de cafeterias, mesmo que elas passem essa impressão. A iluminação desses espaços geralmente é focada, com claros e escuros, projetada para passar a sensação de aconchego e evidentemente não são adequadas para o uso como um espaço de trabalho.

A partir do momento que você precisar passar mais tempo fora de casa, cuidado com a falsa economia: não comprometa sua saúde por não querer gastar um pouco por mês em um espaço de coworking.

CONSUMA ALGUMA COISA

Sempre procure consumir alguma coisa, mesmo que seja um simples cafezinho. Além de mais educado, lembre-se que aquele estabelecimento precisa ter o mínimo de lucro para poder continuar existindo e fornecendo o seu wi-fi gratuito. Provavelmente não será o valor do café que vai levá-lo à bancarrota.

Ainda assim não será agradável, para você e para o estabelecimento, usá-lo como local de trabalho por um dia inteiro. Se precisar ficar muito tempo, lembre-se de sair ao menos para fazer a refeição em algum restaurante – evite de passar um dia comendo apenas salgados e tomando café.

SEJA DISCRETO

Um dos problemas desses lugares é que são muito visados por ladrões portanto procure entrar e sair sem dar muita bandeira com gadgets na mão. Use-os somente já dentro do estabelecimento.

Um nômade digital sempre toma cuidado com o volume e a marca da sua mochila procurando sempre modelos mais discretos. Lembre-se que marcas como Targus e Samsonite são muito visadas pois são modelos feitos especificamente para notebooks. e muitas vezes é melhor uma mochila simples, mesmo que sem o compartimento para proteger o notebook. Você poderá protegê-lo usando uma capa de neoprene em uma mala que não tenha o compartimento para tal.

ENERGIA

Procure as mesas próximas às paredes e bancos pois geralmente são essas que possuem tomadas por perto.

Se você irá entrar de cabeça no modelo de trabalho nômade, uma dica interessante é comprar os chamados “powerbanks” que são carregadores portáteis para celular. Existem muitos modelos no mercado, alguns suspeitamente baratos. Para escolher um que não lhe deixe na mão, saiba que as baterias dos celulares modernos tem em média 2500 a 3000 MA (Micro Ampére) de capacidade de carga, então recomendamos que compre um PowerBank de no mínimo 6000 MA para que tenha garantida ao menos duas cargas. Procure ainda marcas conhecidas para não vir a danificar seu aparelho.

CAUSE UMA BOA IMPRESSÃO

Causar uma boa impressão e passar confiança é uma das dicas importantes para fechar um negócio. Então realmente não recomendamos que realize as primeiras reuniões comerciais com o seu futuro novo cliente em uma cafeteria. Ele certamente irá levar isso em consideração ao negociar descontos ou escolher entre você e outro profissional que o atendeu em uma sala de reunião estruturada.

Enfim, não deixe de fechar um negócio porque você quis economizar R$ 40,00 em uma hora de aluguel de sala de reunião, isso não é inteligente.

Um café é ótimo para reuniões de trabalho se elas forem rápidas e desde que não exijam mesas espaçosas para abertura de plantas, por exemplo. Para outros casos, procure um coworking onde você poderá alugar uma sala de reunião profissional e barata.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page