top of page

VANTAGENS DE SE TRABALHAR EM UM COWORKING



Para além das já conhecidas vantagens relativas a redução de custos, rapidez e flexibilidade de implantação, um levantamento feito por uma consultoria norte-americana elencou algumas das razões pelas quais as pessoas escolhem o coworking como ambiente de trabalho. Dentre quase 50.000 entrevistados 82% responderam que o ambiente compartilhado oferece ótimas oportunidades de networking e 76% acreditam ser o ambiente ideal para o crescimento de start-ups.

Diferente do trabalho em Home-Office, trabalhar em um espaço de coworking possui também um fator psicológico importante, pois permite às pessoas aproveitarem a convivência e experiência de terceiros sem se sentirem isoladas. Temos vários exemplos de profissionais que usam o espaço de coworking, mesmo que apenas em parte do seu tempo, como forma de combater sintomas de depressão e desânimo associados ao trabalho exclusivamente em casa.

Esse comportamento foi comprovado por um estudo publicado em 2012 pela American Psychological Association – APA que aponta diferenças nos processos mentais entre dois grupos pesquisados; um grupo inserido dentro de um ambiente de trabalho colaborativo (coworking) e um grupo trabalhando em postos individuais e de forma isolada. O resultado (falaremos de forma mais detalhada em um post específico), apontou que uma pessoa em ambiente colaborativo adquire uma forma de pensar “distintamente favorável para a velocidade do processo de associação livre”, mais abrangente, mais rápida e criativa.

O estudo aponta ainda que a influência benéfica do grupo é sujeita à variação de acordo com a natureza da tarefa mas de forma geral é maior na primeira parte da tarefa e menor para o fim desta. Isso mostra a influência direta do ambiente de coworking nos processos criativos iniciais, de criação e concepção e comprova a visão apontada pelos utilizadores de que o ambiente colaborativo traz ganhos específicos para startups e empresas iniciantes.

“As empresas começam a perceber e valorizar que, ao utilizarem espaços colaborativos, além dos benefícios imediatos e facilmente mensuráveis de se criar alianças-chaves, networking e troca de experiências, existem ganhos psicológicos importantes que possuem impacto a médio prazo e são fundamentais para a continuidade do seu desenvolvimento” afirma Alexandre Galvão, diretor da Ponto Urbano Coworking.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page